Da pra acreditar que em pleno século XXI, há pais que não conversam com os filhos sobre sexo? A cada dia, mais e mais jovens descobrem, usam e abusam da sua vida sexual. Resultado: Doenças e gravidez. Triste não é mesmo? Mas e aqueles jovens que tem a vida sexual ativa, sabem das prevenções, utilizam as proteções, mas não contam isso para ninguém? Mais triste.
Na minha concepção os pais deveriam agir com naturalidade em relação a sexo, principalmente com os filhos, pois se for tão assombroso, obviamente, os jovens procurarão o sexo. E quando digo "agir com naturalidade", não é deixar que façam e está tudo bem. Tem que conversar, tirar dúvidas e prevenir qualquer ocorrência, claro.
Muitas vezes os amigos acabam virando os conselheiros nisso, e na maioria das vezes, os amigos nem sabem realmente o certo e errado. Falam besteira da boca pra fora, como se não tivesse consequências. E alguns jovens fazem, se previnem, tem confiança no parceiro, mas não conversam sobre isso com os pais e não disseram que já fizeram por medo, obviamente. Alguns pais amedrontam os filhos, mesmo aqueles que vivem falando sobre sexo.
Os jovens que não contaram aos pais, tem que ver que, sim o sexo é um ato normal de se praticar e vemos isso a todo momento, é tão normal, que até mesmo você já fez, então porque não tomar coragem e dizer aos pais? Por medo de ouvir alguma bronca, ser interrogado e ser visto de outra maneira? Ou pode até ser melhor dizer? E os pais deveriam dar liberdade e não reprimir quando os filhos forem contar isso, principalmente se esses mesmos pais, tem a certeza de que orientaram bem. Além disso, deveriam levar mais ao médico Ginecologista e Urologista, além de darem dinheiro para comprarem pilulas anti concepcionais e camisinhas.
Sei que todos estão carecas de saber sobre essa relação de pais e filhos no assunto sexo, mas talvez vocês não saibam da visão do jovem, olhem alguns exemplos de conversas que já tive:
"Não converso sobre isso com meus pais, amigos e nem vi na escola, mas queria saber mais pra continuar fazendo com meu namorado."
"Já fiz sexo com mais de uma pessoa, mas nunca contei para meus amigos e pais, pois tenho medo."
"Tive amassos com um cara do mesmo sexo, mas ninguém sabe."
"Meus pais até falam comigo sobre isso, mas acho que eles irão surtar se souberem que eu já fiz."
"Meu pai vive me dando dinheiro pra comprar camisinha, mas minha mãe vive neurótica por isso."
Quando dizemos em conversar sobre sexo, não é apenas falar do ato sexual em si, suas doenças e prevenções. A masturbação também deve ser conversada, pois "ejaculação precoce" não será nada legal quando for ter suas relações sexuais, mesmo havendo tratamento. Não só por ejaculação precoce, mas também por higiene, contando por ralo, meias, papel higiênico, entre outros. Acho até, que conversar sobre a masturbação, seria bem mais difícil e desconfortável, do que sobre sexo.
(Sim, estou coincidentemente postando esse assunto no "dia do orgasmo", mais alguém acha inútil um dia pra isso?)
Bom, acho que que é só isso que quero ressaltar. Tenham uma boa tarde, tomem cuidado, não tenham medo e passar bem.
Bom eu sou mãe quase cinquentona e desde pequenos falo de SEXO com meus filhos de boa uns aceitam outros sentem vergonha, normal sou a mãe né!!!
ResponderExcluirMas acho que tenha mesmo Pais que não falam sobre esse assunto, ou por ignorância, vergonha ou não saber...
Minha opinião apenas
Abraços
Lira Amada
Se bem que mesmo que os pais não orientem os filhos, as escolas e professores/as de ciências e biologia abordam bem o assunto, mas e quem tem a má sorte de nem os pais e nem os professores falarem sobre isso?
ResponderExcluirBem sabe aquela vez que você tem de ir ao médico por... sei lá torcer o pé? Bem você está em uma sala fechada com um médico, qual melhor oportunidade que essa?
mas creio que o foco é a abordagem dos pais, então sim é assim mesmo. Tive a sorte de ter pais que orientam e falam bem abertamente sobre o assunto, só espero que outros tenham a mesma sorte.
Ps. Um pouco de neurose no assunto ajuda também, nada melhor que o medo para te fazer pesquisar sobre o assunto.
Eu não poderia concordar mais. O fato de que o conhecimento de nossa unidades sexual e como lidar com eles deve ser ensinado ser a família. EU tipo de pensar que essa é a responsabilidade dos pais para os filhos até a idade adulta com direito ideias de como "reproduzir". Eu sou um americano e vejo nossos adolescentes sofrem muito com a ignorância. Quando, em última instância, é ela que é da responsabilidade dos adultos e dos pais que nos guia para viver corretamente.
ResponderExcluir